Duas Lógicas Diferentes

No Evangelho segundo São Lucas, capítulo 9, versículos 9,11 ao 17, encontramos o episódio em que Jesus sacia a multidão com a multiplicação dos pães.

O texto nos apresenta duas lógicas diametralmente diferentes. Uma é a lógica apresentada pelos discípulos: é a lógica do mercado. Na lógica do mercado prevalece a compra, os discípulos propõem a compra do pão para saciar a multidão, situação difícil pelas circunstancias que envolve localização e disposição do dinheiro que seria muito.

A lógica do mercado é excludente, pois, quem tem dinheiro compra e consome, alimentos por exemplo. Que não tem fica com fome. No Brasil, hoje, milhões de pessoas passam fome diariamente, outros vivem a insegurança alimentar que consiste em se alimentar hoje e não saber se irá se alimentar amanhã. Isso em um país que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. “O milagre acontece onde há partilha e solidariedade. Na partilha, nunca falta e sempre sobra. A fome se instaura quando o objetivo é tão somente o lucro: produzir para exportar. Assim, os ganhos de poucos são postos acima do atendimento às pessoas. A agricultura familiar, com incentivo governamental, é o que leva comida às mesas das famílias” (Semanário, p. 4).

A lógica de Jesus é totalmente diferente. Ele propõe a partilha. Na partilha todos colocam a disposição de todos o que possuem, aí o milagre acontece. Acontece porque o que a Mãe Terra produz é suficiente para todos, a questão está na distribuição.

Para que todos saciem a fome, a partilha não deve ser apenas de alimentos, mas, partilha de oportunidades; partilha da economia, hoje existe uma concentração de renda que não permite que camadas da população possam ingressar na ciranda financeira.

“Mas, ai de vocês, fariseus, porque vocês pagam o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixam de lado a justiça e o amor de Deus. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar de lado aquilo” (Lc 11, 42).

Ter uma economia onde o lucro seja o centro, alijando assim milhares de pessoas de terem vida plena é injustiça.

É preciso que nós cristãos trabalhemos para que essa utopia do Redentor se implante entre nós, como nos disse Leonardo Boff, construir “Um mundo onde cada um dá o que
pode e recebe o que precisa”.

Fonte: Bíblia Sagrada. Edição Pastoral.
O Domingo. Semanário Litúrgico-Catequético. Ano XC – Remessa VI – 16-6-2022 – Nº 30.

Edson Batista da Costa é graduado em Teologia pela FAHS. Coordenador da CFE 2022 - PSJB.
01102021-12.27 / 16062022-23.45. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – 9 9214-8478 (w).

Versículo do Dia

Informações


+ Rua São João, 1363, Lagoa Seca, Natal/RN.

+ Tel.: (84) 3615-2871

+ pascom@paroquiasaojoaonatal.org.br

+ Pároco: Pe. Marcelo C. Cruz

+ Secretaria:
Seg à Sexta-feira: 07h às 11h | 13h às 17h

Link's Úteis

Arquidiocese de Natal CNBB Vaticano
 Biblia Catolica Radios Net  Radio Sao Joao

 

!-- Piwik -->