Não se pode sair de casa. Como confessar?

Na terceira sexta feira da quaresma, período que antecede o quarto domingo (cor do tempo roxa ou Róseo) denominado de “domingo da alegria” ou “Laetare”, em que celebramos a misericórdia de Deus Pai, toda a igreja é convidada a dedicarem 24 horas para o Senhor. Uma iniciativa de oração com maior destaque no sacramento da reconciliação em preparação a Páscoa do Senhor.

Iniciado em 2014 pelo papa Francisco, duas atividades caracterizam esta jornada:

1) a celebração do sacramento da reconciliação e

2) a adoração eucarística.

O tema deste ano encontra-se no evangelho de São Lucas “Os teus pecados estão perdoados” (Lc 7,48).

Tendo em vista a grande pandemia que assola o mundo nos dias de hoje, a Arquidiocese de Brasília por meio de uma nota (19/03), ressalta a importância de todos permanecerem em suas casas, para evitar contágios. “São convidados a permanecer em oração, em suas casas, através das missas transmitidas pelos meios de comunicação (rádio, TVs, redes sociais), bem como, da leitura orante da Bíblia, do rosário de Nossa Senhora e da Via Sacra, dentre outras formas de oração”, Cardeal D. Sergio da Rocha,Administrador da Arquidiocese de Brasília.

No Vaticano,  a celebração penitencial “24 horas para o Senhor” foi cancelado devido à crise do coronavírus COVID-19.

Na homilia de hoje (20), na Casa Santa Marta, o Santo Padre cita o Catecismo e a “contrição” que perdoa os pecados na expectativa da confissão presencial futura.

“Eu sei que muitos de vocês se confessam para a Páscoa a fim de se reconciliar com Deus”, disse o Papa. “Mas muitos me dirão hoje: “Mas, padre, onde posso encontrar um sacerdote, um confessor? Não se pode sair de casa! E eu quero fazer as pazes com o Senhor, quero que Ele me abrace, que o meu pai me abrace. O que posso fazer se não encontro um sacerdote?” Você faz o que diz o Catecismo (n° 1451 e 1452 do Catecismo da Igreja Católica)”.

“É muito claro: se você não encontra um sacerdote para se confessar”, explicou o Papa, “fale com Deus, ele é seu Pai. Diga-lhe a verdade: “Senhor, eu fiz isso e aquilo. Perdoa-me”. “Peça-lhe perdão de todo o coração, com o Ato de Contrição e prometa-lhe: “Depois, eu vou me confessar, mas perdoa-me agora”. E logo você retornará à graça de Deus. Você mesmo pode se aproximar, como o Catecismo nos ensina, do perdão de Deus sem ter um sacerdote. Pensem nisso: este é o momento! E este é o momento certo, o momento oportuno. Um Ato de Contrição bem feito e a nossa alma se tornará branca como a neve”.

“Continuemos a rezar pela superação desta pandemia e, de modo especial, pelas vítimas e por aqueles que estão a serviço dos doentes. Nesta Quaresma, o tema da Campanha da Fraternidade, “Vida: Dom e Compromisso”, continue a iluminar as nossas ações, ajudando-nos a cuidar da vida com amor e responsabilidade, contando com a graça de Deus.” Cardeal D. Sergio da Rocha, Administrador da Arquidiocese de Brasília.

Algumas propostas de orações para rezar em casa com a família:

Subsídios de Orações nos tempos de COVID-19

Via Sacra 2020