58 crianças receberam o Sacramento da Comunhão

Foi realizada no sábado (19), na Igreja Matriz de São João Batista, a Primeira Eucaristia de 58 crianças. A celebração da Santa Missa aconteceu a partir das 17h e contou com a presença dos pais e amigos das crianças. Muitas pessoas participaram da celebração.

A Missa foi presidida pelo Padre Marcelo Cezarino, que destacou a importância das crianças terem uma intimidade desde sua infância com o Mestre Jesus. Foi um momento muito significativo onde às crianças fizeram sua profissão de fé e receberam pela primeira vez o Santíssimo Corpo e o Preciosíssimo Sangue de cristo.

Primeira Eucaristia
Esta celebração também conhecida de "Primeira Eucaristia" visto que os participantes recebem pela primeira vez o sacramento de Eucaristia. Após esta cerimônia, eles passam a poder receber a Eucaristia, uma das celebrações centrais da Igreja Cristã.

Normalmente, antes de os cristãos receberem a Primeira Comunhão, eles têm que saber e compreender alguns princípios e conhecimentos fundamentais da Igreja, nomeadamente os 10 Mandamentos, também os mandamentos da Madre Igreja, as principais orações, os sete sacramentos, etc. Para se realizar este rito religioso é necessário que o catequizando faça a confissão dos pecados particularmente com o sacerdote, o que irá se repetir sempre que, o já catequizado, peque gravemente, para assim tornar a receber a Sagrada Eucaristia.

Na Igreja Católica, a Eucaristia é um dos sete sacramentos. Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, a Eucaristia é “o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna." (n. 271). A palavra Hóstia, em latim, quer dizer vítima, que entre os hebreus, era o cordeiro, sem culpa, imolado em sacrifício a Deus.