CRISMA - Entrega da Oração do Senhor

Dom Jacinto Bergmann, Presidente da Comissão Episcopal para Animação Bíblico Catequético da CNBB, apresentou um esforço feito na Igreja do Brasil para indicar um itinerário catequético em vista à recepção dos Sacramentos da Iniciação Cristã. A palavra catequese vem do grego Kata + Ecos. Kata significa “através de”, “por intermédio de” e Ecos significa “repetição”. É um aprendizado através da repetição. Repetição de gestos, de palavras, da vida de Jesus.

O itinerário apresentado pela CNBB tem forte inspiração catecumenal. É uma verdadeira volta à essência do ensinamento cristão, que prepara para admissão na comunidade dos crentes. Sim, quanto mais eficaz for essa preparação, mais frutuoso será o novo membro cristão. O Catecumenato é uma instrução litúrgica, moral e doutrinal que leva o homem a uma conversão da vida à fé. Por ter uma forte vertente litúrgica, todo o percurso de preparação é enriquecido com ritos particulares, entre eles, a festa da recepção, a admissão ao catecumenato, a entrega da Bíblia, a entrega da Oração do Senhor, a entrega do Símbolo (Credo) e todos os escrutínios de preparação próxima para recepção do sacramento visado.

É nesse contexto que a Paróquia de São João Batista investiu em um processo de experimentação desse itinerário, com sua turma de preparação para Crisma (2016/2017). Nesse domingo pp, domingo gaudete do Ano do Senhor de 2016, já nas alegrias litúrgicas do ano A, nossos jovens receberam a Oração do Senhor. Festa essa que fecha a etapa de preparação para uma da vida de oração que todo cristão deve nutrir.

Hoje, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, nos unimos a d. Jacinto em suas palavras finais sobre o documento: “Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe da Igreja, Estrela da Evangelização, Catequista Maior, nos leve à experiência do encontro com seu Filho Jesus Cristo e ao serviço do seu Reino!”

Por: Eduardo Bráulio