56ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana

Queridos irmãos e irmãs!
Nos próximos dias 24 e 25 de novembro, no Mardunnas Hotel e Eventos, no município de Nísia Floresta, será realizada a 56ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana. Estamos no final do primeiro ano de vigência do nosso Marco Referencial da Ação Pastoral 2016-2019. Quanto temos para agradecer, celebrar, mas também, avaliar e escolher ações para continuarmos a nossa caminhada de uma Igreja em estado permanente de missão.

Assembléia Arquidiocesana Pastoral 2016  |  Foto: Ioneide Cabral

Temos muito que agradecer ao Senhor Deus por nos ter conduzido a uma experiência de renovação da nossa ação pastoral, confirmação de um caminho iniciado sob a luz dos referenciais de nossa Igreja, desde o Concílio Vaticano II, o Movimento de Natal, as Santas Missões Populares, o Documento de Aparecida, as Diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a memória do encontro dos bispos do Nordeste, em 1956 e 1959, e também o Martírio de Cunhaú e Uruaçu, onde padres e leigos, homens e mulheres, jovens e meninos, pelo Bom Pastor, deram o seu sangue e assim revigoram a nossa fé.

O objetivo de nossa Assembleia será, portanto, o de construirmos juntos, ações para o ano de 2017. A missão e a visão de futuro, estabelecidas no Marco Referencial devem ser vividas e, também, rezadas por nós como estímulo e provocação. A recomendação de colocar banners nas igrejas e nos outros ambientes pastorais de nossa Igreja Particular, deve trazer animação e incentivo para continuarmos confiantes e zelosos na vivência e aprofundamento de nossa ação pastoral. Somos uma Igreja missionária, cujo solo foi regado por tantos testemunhos que fazem de nós um povo abençoado: os mártires, tantos pastores, bispos, presbíteros, diáconos e leigos e leigas que deram a vida pela causa do Reino. Ai de nós, se desprezarmos o que o Espírito continua a dizer-nos através desses testemunhos. E o que o Espirito nos diz? “Sigam em frente, continuem a proclamar a boa nova, não tenham medo, o Senhor está covosco, como prometeu”.

O ano de 2017, na Igreja no Brasil, é dedicado aos 300 anos da aparição de imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Para comemorar esse jubileu, os bispos proclamaram um “Ano Mariano”. A Mãe de Jesus, Mãe da Misericórdia, torna-se um grande sinal para todos nós. Ela inspire nossas ações para que continuemos a viver a misericórdia.

Desejo que todos façamos uma Assembleia proveitosa, bem participada e que anime mais e mais o nosso desejo, expresso na Missão e na Visão de futuro: “Evangelizar a partir de Jesus e na força do Espírito Santo […] e fazer a setorização das Paróquias, de modo que estas se tornem cada vez mais missionárias, acolhedoras e solidárias, a serviço da vida plena”.

Faço votos de que a nossa Assembleia reavive em nós o desejo de sermos discípulos missionários, desejosos de anunciar, com alegria, o Evangelho de Jesus Cristo, querigma de misericórdia e que nos chama a cuidar da nossa casa comum.

Fonte: arquidiocesedenatal.org.br