
"Tudo para honra e glória de nosso Senhor Jesus Cristo" 1Tm 1,17
Queridos irmãos e irmãs!
"Tudo para honra e glória de nosso Senhor Jesus Cristo" 1Tm 1,17
Queridos irmãos e irmãs!
Três palavras permeiam a liturgia e norteiam a nossa vida, neste 5º domingo do tempo comum: Santidade, Graça e Obediência.
Na primeira leitura, que nos deparamos com o Profeta Isaías, nos é apresentada a concepção de um bom judeu. Reconhecendo a grandeza de Deus, a santidade do Senhor, ele diz por três vezes: "Santo, santo, santo". Mas tantas e quantas vezes na vida, nós precisamos rever o conceito de santidade, aquilo que temos por definição. Imaginamos muitas vezes que, ser santo é viver isolado; que ser santo é fugir da ocasião de pecado; que ser santo é não viver nesse mundo. E nos últimos tempos, por meio dos documentos pontifícios, a Igreja tem nos ensinado que o mistério da encarnação de Jesus, diz o contrário: ser santo, não é fugir da ocasião de pecado, mas sim conviver com o pecado e não pecar; ser santo é ter um senso de justiça; é celebrar sua pertença a Deus. A partir daí, nós podemos entrar na lógica de Deus, fazer parte do projeto de Deus, mas nunca fugindo do mundo em que vivemos, do solo em que pisamos, do ambiente em que estamos.
O profeta, então, repleto da força do Senhor, pôde dizer: aqui estou, envia-me. Santo, é aquele que se configura à vontade de Deus e aos ensinamentos do Senhor.
O Evangelho que rezamos neste 5º Domingo do Tempo Comum, nós encontramos os apóstolos de Jesus, cansados. Passaram uma noite pescando. Vinham de um momento difícil da caminhada. Ao raiar daquele dia, Jesus aproxima-se dos discípulos e diz: "avancem para as águas mais profundas". Com essa palavra do Senhor, Simão Pedro, poderia dizer também com muita precisão: "nós já fizemos também o que deveria ser feito". Pedro e os outros apóstolos que ali estavam, eram profissionais da pesca. Quando escutam a palavra de Jesus, dizendo o contrário, Pedro, com muito amor responde ao Senhor: "em atenção a tua palavra". Isto é o que chamamos de obediência.
O Evangelho que rezamos neste 24º Domingo, o Evangelho de São Marcos, ele foi escrito para dizer a humanidade quem é Jesus. E hoje, nós chegamos no coração do Evangelho de São Marcos.
Jesus vai caminhando para a região de Cesaréia de Filipe, e no caminho Jesus pede que uma pesquisa seja feita. Uma sondagem. Disse: "vocês pesquisem por aí a meu respeito, para que as pessoas digam quem sou eu". Os discípulos se espalharam, e começaram a perguntar por onde passavam: "para você quem é Jesus?" E as pessoas começavam a dizer. Quando esses discípulos retornam, fazendo este apanhado, Jesus, pergunta: "e aí, o que estão dizendo a meu respeito?" Eles dizem que Jesus é João Batista. Ora, Jesus e João Batista, viveram praticamente na mesma época, uma diferença apenas de seis meses, mas João Batista havia sido degolado na cadeia por ordem do rei Herodes. Disseram que, Jesus, era Elias, aquele profeta que desapareceu na carruagem de fogo. Mas por último disseram que, ele podia ser um profeta qualquer.
!-- Piwik -->