Compromisso cristão; unidade dos cristãos.

Queridos irmãos e irmãs, movidos pelo amor e impulsionados pela misericórdia de Deus, paramos para refletir a palavra que Deus nos dirige neste quinto domingo do tempo comum, em que o nosso único e suficiente salvador, Jesus Cristo, por meio de duas metáforas nos ensina a viver a vida e alicerçar a fé.

Disse Jesus: "vós sois o sal da terra; vós sois a luz do mundo". Quais ensinamentos Jesus Cristo quis nos transmitir com as duas metáforas que utilizou?

Logo após as bem-aventuranças, para fazer com os discípulos compreendessem e vivessem melhor o projeto de santidade que Ele apresentou, Jesus se utilizam então das duas metáforas.

Ser sal da terra, tem dois significados para nós, cristãos. O primeiro é conservar. Nós utilizamos o sal para conservar. E o segundo é para dar sabor. Quando Jesus Cristo diz que o cristão deve ser sal da terra, Jesus está nos exortando para que conservemos o Reino de Deus, conservemos a fraternidade, conservemos a fé, conservemos o amor.

Sejamos também nós, imitadores do próprio Cristo

Queridos irmãos e irmãs, o bom e amado criador, nos concede a oportunidade de refletirmos mais uma vez a sua palavra.

Neste itinerário que nos leva ao nascimento de seu filho, o advento. Neste 3º domingo, em que celebramos o domingo da alegria. Esta que brota do coração do próprio Deus, e gera no coração de cada cristão a felicidade e a pertença ao seu reino.

Ouvindo a palavra do Senhor, nos deparamos com a figura do profeta João Batista, que encontra-se no cárcere, e envia seus discípulos para questionar Jesus. Para saber se Ele é mesmo o Messias, ou se deve esperar alguém. A resposta de Jesus, é uma resposta objetiva. Jesus apresenta o que está sendo feito, pede que digam a João o que eles contemplam para que o próprio João possa tirar as suas conclusões.

HUMILDADE: virtude indispensável para a preparação do natal

Queridos irmãos e irmãs, na liturgia deste 2º Domingo do Advento, nós encontramos o profeta João Batista, que nos deixa três grandes ensinamentos no que diz respeito a fé que professamos e a doutrina que abraçamos.

No primeiro momento, o profeta João Batista, nos convida a conversão. Quando apresenta o Reino de Deus, nos exorta dizendo: "convertei-nos por que o Reino de Deus está próximo". Na verdade, a conversão ela é contínua; a conversão é paulatinamente; a conversão é diária. Queira Deus, que esse processo de conversão tenha início o mais rápido possível em nossa vida.

No segundo momento, o profeta João Batista nos ensina a humildade em que, apresentando Jesus ele disse: "eu não sou digno de me abaixar para desamarrar as correias de suas sandálias".

ADVENTO: espera daquele que há de vir

Queridos irmãos e irmãs, é com muita alegria que nós vivenciamos mais uma vez o mistério da fé e a escuta da palavra de Deus. Hoje, dia em que celebramos o 1º Domingo do Advento.

A palavra "advento" significa: espera daquele que há de vir. E por isso, nós todos que professamos fé no filho de Deus, esperamos ansiosamente a vinda de Jesus Cristo. Esperamos e nos preparamos para este encontro, e por isso o tempo do advento quer despertar em nós a virtude da esperança. Nós esperamos Jesus, que vem ao nosso encontro desejando encontrar espaço em nossa vida, em nosso coração e em nossa casa.

Imbuído, então, desta certeza, nós queremos iniciar este ano litúrgico de 2017; ano-A do ciclo litúrgico da Santa Madre Igreja, desejando fazer com quê, Cristo habite em nós e nos impulsione na direção do bem, experimentando e vivendo dias melhores de nossa vida, de nossa fé.

Versículo do Dia

Informações


+ Rua São João, 1363, Lagoa Seca, Natal/RN.

+ Tel.: (84) 3615-2871

+ pascom@paroquiasaojoaonatal.org.br

+ Pároco: Pe. Marcelo C. Cruz

+ Secretaria: 08h às 11h | 13h30 às 17h30

Link's Úteis

Arquidiocese de Natal CNBB Vaticano
 Biblia Catolica Radios Net  Radio Sao Joao