Secretaria: (84) 3615-2871 
       

Dizer sempre "sim" ao projeto de Deus; e dizer "não" as tentações do diabo

0
0
0
s2smodern

Estamos celebrando hoje o primeiro domingo da Quaresma, este grande retiro espiritual, que nós iniciamos na quarta-feira de cinzas, e vivenciamos até a quarta-feira de trevas, dia que antecede o tríduo pascal de Cristo Jesus: Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

O grande objetivo da quaresma, é a nossa conversão; a meta quaresmal é a conversão do ser humano. Portanto, é um tempo de olharmos para o nosso interior para que possamos facilmente perceber aquilo que precisa ser mudado, aquilo que precisa ser modificado, a conversão que precisa acontecer.

O tempo da quaresma, é marcado para nós com os princípios do jejum, da esmola e da oração.  E escolhemos o chamado "jejum quaresmal". Aquilo que hoje é para nós muito importante e, que sabemos para Deus não tem importância, então, a gente renuncia durante estes quarenta dias, para que a gente possa vivenciar a mortificação dos nossos desejos e assim nos prepararmos bem para a páscoa de Jesus. A "jejum quaresmal" deve ser algo que de fato, nos faz sentir na pele que o alimento que nutre a nossa alma é Jesus Cristo, é a Eucaristia, é a Palavra, é o próprio Deus.

Neste primeiro domingo da quaresma, o evangelista São Marcos, nos apresenta Jesus no deserto. Sabemos que deserto, significa o lugar ou o caminho em que saímos do sofrimento e entramos na graça e na glória de Deus. O deserto, significa rompimento de uma vida de dor para uma vida em Deus. Assim aconteceu quando o povo de Deus estava escravo em Ur dos Caldeus, e quando foi libertado o povo de Deus vivei um deserto. Mas o deserto que vivemos na quaresma, é um deserto geográfico? Não. O grande deserto hoje encontra-se dentro do coração de cada homem, de cada mulher, de cada um de nós. Portanto, olhando para nosso interior, o grande deserto, nós vamos também encontrar ou nos depararmos com as tentações. Somos convidados, a exemplo de Jesus Cristo, revigorar a nossa fé, nutrir a nossa esperança, iluminar a nossa consciência para que possamos dizer "não" a todas as propostas ou investidas de satanás. Somente renunciando a satanás, seremos capazes de cumprir a vontade de Deus, que significa conversão para nós, mudança de vida, mudança de mentalidade. Vamos, então, pedir a Deus, que nos ajude, por meio da fé que professamos, e da Doutrina que abraçamos, dizer sempre "sim" ao projeto de Deus, e dizer "não" as tentações do diabo.

Este período quaresmal, é um período em que nós só podemos olhar numa direção, a direção de Deus; só temos um caminho a percorrer, Jesus, que para nós se apresentou como: Caminho, Verdade e Vida. Não temos outra atenção; nada pode chamar a nossa atenção. Nosso olhar se volta totalmente para Deus.

Bonito, então, é que no 5º Domingo da Quaresma, a Igreja tem o hábito, ou o bonito sentido de cobrir as imagens, o que significa justamente uma catequese de várias interpretações. Alguns dizem que, a Igreja cobre os santos, para que o nosso olhar não se perca, e que a gente possa ver somente Deus em nossas vidas. Outro ensinamento, é de que a Igreja mesmo vive um luto neste período em que se prepara para morrer e ressuscitar com Cristo. São vários ensinamentos. A "Velátio" das imagens dos santos acontece no 5º Domingo do tempo da Quaresma.

Então, vamos pedir a Deus, que a nossa conversão aconteça, que a nossa fé seja celebrada, que nós sejamos fortalecidos, e que a gente possa dizer sempre sim a Deus. Peço ao bom Deus, pela intercessão de Nossa Senhora e de Santa Teresinha, que abençoe a todos nós. Que pela intercessão da boa mãe, a bênção de Deus todo-poderoso, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém. Uma semana abençoada para todos!

Pe. José Marcelo Cezarino Cruz - Pároco

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Versículo do Dia

Informações


+ Rua São João, 1363, Lagoa Seca, Natal/RN.

+ Tel.: (84) 3615-2871

+ pascom@paroquiasaojoaonatal.org.br

+ Pároco: Pe. Marcelo C. Cruz

+ Secretaria: 08h às 11h | 13h30 às 17h30

Link's Úteis

Arquidiocese de Natal CNBB Vaticano
 Biblia Catolica Radios Net  Radio Sao Joao

 

!-- Piwik -->