Estamos celebrando neste domingo, o 18º do tempo comum, e celebramos também o mês de agosto, mês das vocações. Cada semana, rezaremos por uma vocação específica. E neste primeiro domingo, nós celebramos, festejamos e rezamos pela vocação sacerdotal.
A vocação sacerdotal, é uma vocação configurada ao ministério e a vida profética de Jesus Cristo no que diz respeito ao anúncio da palavra, a propagação do Reino de Deus, e a revelação do Pai.
A vocação sacerdotal, é a vocação de Jesus Cristo. E, como todas as outras vocações, tem seu valor e sua importância para a sociedade atual, para o mundo em que vivemos. Neste domingo, a temática para a nossa reflexão é "o Pão, a Eucaristia".
Na primeira leitura que meditamos neste domingo, nós encontramos o grande pecado do povo de Deus, do povo Hebreu. O pecado da murmuração, da reclamação. O povo de Deus, quando caminhava saindo da terra da escravidão rumo a terra prometida, reclamou daquilo que Deus havia providenciado, murmurou, e podemos dizer que, este é o grande pecado do povo. Continua sendo hoje o maior pecado. Nós murmuramos, nós continuamos reclamando de tudo e de todos. Então, vamos pedir a Deus que nos faça cada vez mais conformados, assim como o seu Filho Jesus.
Rezando neste domingo pelas vocações, vamos pedir também pela perseverança, pela fidelidade, e pela santificação de todos os padres, para que, sejam homens conscientes de sua missão, empenhados, dedicados a sua vocação, fazendo-se cada vez mais instrumento e ferramenta nas mãos de Deus.
Não esqueçamos de rezar por aqueles que nos deram a vida em Cristo, a vida segundo a promessa de Jesus Cristo. Rezemos pelos sacerdotes que nos batizaram, que nos deram o Pão da Vida pela primeira vez, que nos confirmaram na fé, que celebraram nosso matrimônio, orientaram nossas vocações; rezar pelos sacerdotes que nos orientam na vida espiritual e na caminhada; rezar pelos sacerdotes que nos atendem tantas e quantas vezes em confissão. Rezando pela vocação sacerdotal, nós estamos rezando também pela grandeza do Reino de Deus.
Peço ao Bom Deus, o Senhor da messe, o Pastor do rebanho, que se digne abençoar e santificar a nossa humanidade e fortalecer a nossa vocação que Ele mesmo nos concedeu. A todos uma feliz e abençoada semana, e aos sacerdotes os nossos parabéns!
A bênção de Deus todo-poderoso Pai, Filho e o Espírito Santo. Amém!