Ver Jesus! ouvir Jesus! Acolher Jesus!

Queridos irmãos e irmãs, paroquianos da Paróquia de São João Batista. Irmãos internautas, cristãos conscientes, e que utilizam da melhor forma possível este veículo de comunicação para propagar o reino de Deus, e apresentar a face misericordiosa de Jesus Cristo.

Nos encontramos mais uma vez para refletir, desta vez, a liturgia do 31º Domingo do Tempo Comum, que nos apresentou uma das mais belas páginas da Sagrada Escritura, o encontro de Jesus Cristo e Zaqueu. Um texto bastante conhecido por todos que professam fé em Jesus Cristo.

Nos chama a atenção, por que Jesus entrava em Jericó já decidido de caminhar até Jerusalém, de se entregar, de ser morto por mãos humanas, e ressuscitar ao terceiro dia. Quando passa, então, em Jericó, o cobrador de impostos, Zaqueu, toma a iniciativa de ir ao encontro de Jesus, e matar a curiosidade de conhecê-lo. Sendo assim, Zaqueu, se depara com uma grande multidão, o que o impede de ver Jesus. Zaqueu, nos ensina que não devemos parar nos obstáculos.

Zaqueu, tinha dois grandes obstáculos: um interno, e outro externo.
- O interno, é que ele era de estatura muito baixa;
- E o externo, é que uma grande multidão seguia Jesus.

Zaqueu, não para na dificuldade, corre um pouco à frente, e sobe em uma figueira. Ali acontece, então, o encontro ou a experiência de Zaqueu com Jesus Cristo.

Três verbos, norteiam a mensagem e o significado deste encontro.
- O primeiro é o verbo "ver". Jesus, viu Zaqueu; e Zaqueu, viu Jesus.

- O segundo é o verbo "ouvir". Zaqueu, ouviu a ordem de Jesus quando disse: "desce de pressa".

- E o terceiro verbo, é o verbo "acolher". Zaqueu, acolheu Jesus em sua casa.

Que bom seria que o nosso processo de conversão trilhasse também este mesmo caminho: ver Jesus, ouvir Jesus e acolher Jesus.

Que Ele nos fortaleça na caminhada e nos faça cada vez mais conscientes do bem que podemos fazer, e do mal que devemos evitar. Que o exemplo de Zaqueu, sirva para nós e nos ajude no processo de conversão.

Desejo a todos uma semana abençoada e que as bênçãos de Deus recaiam sobre todos nós. Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!