Itinerário Catequético

Na preparação de adultos para recepção dos sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) se propõe um Itinerário Catequético. De acordo com o material disponibilizado pela CNBB em forma de livro, é possível construir etapas ou tempos de formação. Na paróquia de São João Batista, em Natal, estamos fazendo um piloto com o modelo também para jovens que se preparam para crisma, dentro da proposta da CNBB. Esse itinerário é composto de 4 tempos: pré-catecumenato, catecumenato, iluminação e mistagogia. Entre as fases sempre temos uma importante celebração. SIM, o povo de Deus sempre celebra! É o povo da alegria! Entre o pré-catecumenato e o catecumenato há o Rito da Admissão. Entre o catecumenato e a Iluminação há o rito da Eleição. E o início da mistagogia é marcado pela recepção dos sacramentos. Além disso, outros ritos são significativos para os jovens e para as comunidades onde eles se preparam. Na Iluminação, por exemplo, existem três escrutínios para os eleitos (aqueles que passaram pelo Rito da Eleição). Os escrutínios são compostos de duas fases de oração sobre os eleitos: uma no formato de preces e outra sob a presidência do sacerdote ou diácono. Opcionalmente, o sacerdote/diácono pode realizar a imposição das mãos sobre cada um dos eleitos, orando em silêncio. Os escrutínios são uma grande oportunidade de integração dos jovens na comunidade e marcam momentos especiais de oração da comunidade por aqueles que querem assumir uma fé adulta.

Graças ao bom Pai, e com o apoio de nosso pároco, estamos fazendo essa experiência que muito nos enriquece.