SANGUE FECUNDO

Nosso sangue é formado por glóbulos vermelhos e glóbulos brancos. Os vermelhos, em maior quantidade, são constituídos de hemoglobina, que são responsáveis pela cor rubra do sangue. Mas o que nos interessa mais nessa reflexão é que a hemoglobina, grosso modo, é a responsável pelo transporte do oxigênio do ar para todas as células de nosso corpo. Aqui vem a beleza da coisa: o ar é o elemento do sopro e o sopro é o ruah do hebraico, ou o pneuma do grego, ou ainda o spiritus do latim. Isso é, o Espírito é o sopro de Deus em nós. Mas para que esse sopro seja levado até as rincões mais distantes e desconhecidos do nosso corpo, é necessário um transportador. E esse transportador é o sangue.

O sangue é, portanto, sinal de vida. Quando vemos nossos irmãos coptas (que significa egípcios) derramando seu sangue dentro de um templo cristão, sabemos que ali, ao contrário do que pensam muitos, florescerão rosas. Rosas de amor. Rosas de nosso Deus. O Senhor, no madeiro da cruz, derramou seu sangue, também para que a humanidade compreendesse que o sangue expulso do corpo mata o físico, mas não mata um ideal. Os primeiros mártires cristãos são testemunhas disso. A Igreja cresceu sem cessar por causa deles! Germinou o jardim onde seiva é vermelha.

E o nosso jardim, como vai? Estamos alimentando nosso corpo com sangue, ou nos afastamos dele? Temos um amor tão grande por Jesus capaz de doar o nosso sangue? Até o martírio? Dá-nos Senhor, a têmpera dos mártires! O nosso limite é a cruz e não a glória. A glória é consequência da cruz! Se em algum momento fraquejamos estamos escolhendo novamente Barrabás e não o Cristo. Queremos a glória sem a cruz.

O nosso sangue só é fecundo quando estamos dispostos a abraçar a causa última do martírio. O sangue em nosso corpo nos alimenta, mas o sangue de nosso corpo derramado alimenta a Igreja. Tudo depende de nós! De nossa adesão a Cristo.