Francisco e Clara, dois enamorados, mas de quem?

Fez-se comum falar da amizade entre Clara e Francisco em termos de amor humano. Em seu conhecido ensaio sobre apaixonar-se e amar, Francisco Alberoni escreve que «a relação entre Santa Clara e São Francisco tem todas as características de um enamoramento transferido (ou sublimado) à divindade». «Francisco e Clara», de Fabrizio Costa, a série televisiva transmitida em Rai Uno nos dias 6 e 7 de outubro, melhor talvez que «Irmão Sol e Irmã Lua», de Zeffirelli, soube evitar esta alusão ao romântico, sem tirar nada da beleza também humana de um encontro assim.

Seguindo os Passos de Jesus

Próximo de ser levado para o céu, Jesus inicia a grande viagem para Jerusalém. Nessa caminhada, seus seguidores, aos poucos, vão compreendendo o que significa tomar a cruz, renunciar a si mesmos e optar por ele. Na ida a Jerusalém, Jesus encontra resistências e apresenta as condições aos que desejam segui-lo.

A hostilidade entre judeus e samaritanos era antiga. A região da Samaria era formada por diversos povos e culturas diferentes, e os judeus consideravam os samaritanos impuros por causa dessa diversidade étnica.

Ser Compassivo e Misericordioso

O evangelho de hoje ganha especial importância neste Ano da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco. É fundamental, ao ler o texto, ter presente o conflito existente, por séculos, entre judeus e samaritanos. Havia então muito preconceito contra os samaritanos. A questão gira em torno das condições para conquistar a “vida eterna” e chega ao ponto central com a introdução da temática do “próximo”.

A Única Coisa Necessária

As atitudes diferentes de Maria e Marta, as duas irmãs que hospedam Jesus em casa, levam-nos a refletir sobre como estamos atentos à presença de Jesus em nossa vida, sobre como valorizamos tal presença, dedicando a ele tempo para ouvir sua Palavra e assim não reduzir a própria vida a agitações e preocupações.

O próprio Mestre nos garante que uma só coisa é necessária: reconhecer a preciosidade de sua presença, pôr-se a seus pés como discípulo, deixar que ele fale e seja luz em nosso caminho. Mais que transmitir um ensinamento, com suas palavras Jesus doa a própria vida. Aprender com ele não é entrar em contato com simples doutrina ou teoria; é sobretudo conhecer uma pessoa e suas opções de vida, sua compaixão para com os sofredores, seu longo caminho de doação em favor dos que não têm vida digna.