OS DESAFIOS DA IGREJA

Após promover a partilha do pão que saciou a multidão e tê-la despedido, Jesus se retira para a montanha para rezar, enquanto os discípulos entram na barca e navegam para a outra margem. Nessa travessia, o vento põe em risco a barca. Já de madrugada, Jesus aparece aos seus, caminhando sobre o mar. Os discípulos são incapazes de reconhecê-lo e se assustam, pensando ver um fantasma. Pedro tenta ir ao encontro do Mestre, quer se comparar a ele, mas logo sente o vento contrário e o mar agitado e se apavora, recebendo uma reprimenda de Jesus pela falta de fé.

Francisco e Clara, dois enamorados, mas de quem?

Fez-se comum falar da amizade entre Clara e Francisco em termos de amor humano. Em seu conhecido ensaio sobre apaixonar-se e amar, Francisco Alberoni escreve que «a relação entre Santa Clara e São Francisco tem todas as características de um enamoramento transferido (ou sublimado) à divindade». «Francisco e Clara», de Fabrizio Costa, a série televisiva transmitida em Rai Uno nos dias 6 e 7 de outubro, melhor talvez que «Irmão Sol e Irmã Lua», de Zeffirelli, soube evitar esta alusão ao romântico, sem tirar nada da beleza também humana de um encontro assim.

Seguindo os Passos de Jesus

Próximo de ser levado para o céu, Jesus inicia a grande viagem para Jerusalém. Nessa caminhada, seus seguidores, aos poucos, vão compreendendo o que significa tomar a cruz, renunciar a si mesmos e optar por ele. Na ida a Jerusalém, Jesus encontra resistências e apresenta as condições aos que desejam segui-lo.

A hostilidade entre judeus e samaritanos era antiga. A região da Samaria era formada por diversos povos e culturas diferentes, e os judeus consideravam os samaritanos impuros por causa dessa diversidade étnica.

Ser Compassivo e Misericordioso

O evangelho de hoje ganha especial importância neste Ano da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco. É fundamental, ao ler o texto, ter presente o conflito existente, por séculos, entre judeus e samaritanos. Havia então muito preconceito contra os samaritanos. A questão gira em torno das condições para conquistar a “vida eterna” e chega ao ponto central com a introdução da temática do “próximo”.

Versículo do Dia

Informações


+ Rua São João, 1363, Lagoa Seca, Natal/RN.

+ Tel.: (84) 3615-2871

+ pascom@paroquiasaojoaonatal.org.br

+ Pároco: Pe. Marcelo C. Cruz

+ Secretaria: 08h às 11h | 13h30 às 17h30

Link's Úteis

Arquidiocese de Natal CNBB Vaticano
 Biblia Catolica Radios Net  Radio Sao Joao

 

!-- Piwik -->