O único bem

Recordar que a morte é o fim de nossa jornada terrena nos leva a repensar as coisas pelas quais lutamos hoje. O que afinal apresentaremos a Deus, de nossas misérias e conquistas neste mundo, quando estivermos com ele face a face? O que ele resgatará de nossa vida, pouco que seja, para completar com sua graça? Como devolveremos a Deus a vida que recebemos? Cultivada e frutificada com atitudes como a solidariedade, a fraternidade, a partilha, a misericórdia, o amor? Ou desperdiçada no egoísmo, na ilusória busca de riquezas e bens?


Quantos vivem em função do dinheiro, tudo orientando para a satisfação dos próprios desejos… O ensinamento de Jesus, porém, passa longe da ganância e do desejo de riquezas e poder. É verdade que ninguém vive sem dinheiro, e lutar por uma vida melhor e mais digna é fundamental. Mas viver indiferente à miséria alheia, na ilusão de querer somente acumular riquezas, considerando-as o essencial, é deixar passar a única oportunidade que temos para dar sentido à vida, nosso único bem verdadeiro.

Vale recordar o papa Francisco, que na exortação Evangelii Gaudium (n. 189) fala da solidariedade, a atitude contrária à ganância do homem rico da parábola: “A palavra ‘solidariedade’ significa muito mais do que alguns atos esporádicos de generosidade; supõe a criação de uma nova mentalidade que pense em termos de comunidade, de prioridade da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns”.

Jesus convida a acumular tesouros para Deus. E só é rico para Deus quem ajunta os valores que o Mestre ensinou. Certa vez ouvi que uma pessoa era tão pobre, tão pobre, que a única coisa que tinha era muito dinheiro. A felicidade plena que desejamos ter em Deus, na eternidade, começa aqui, na alegria de construir com os outros algo de bom e duradouro. Porque, na lógica de Deus, pobre mesmo é quem não consegue partilhar.

paulus.com.br - Pe. Paulo Bazaglia, ssp

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Versículo do Dia

Informações


+ Rua São João, 1363, Lagoa Seca, Natal/RN.

+ Tel.: (84) 3615-2871

+ pascom@paroquiasaojoaonatal.org.br

+ Pároco: Pe. Marcelo C. Cruz

+ Secretaria: 08h às 11h | 13h30 às 17h30

Link's Úteis

Arquidiocese de Natal CNBB Vaticano
 Biblia Catolica Radios Net  Radio Sao Joao