Oração Insistente

Jesus reza, e isso desperta interesse nos discípulos, que lhe pedem que os ensine a rezar. O Mestre lhes apresenta a oração do pai-nosso. A seguir, exorta seus seguidores a ser insistentes e perseverantes na oração. Jesus, nos tempos que dedica à oração, põe-se em constante comunhão com o Pai.

Os cinco pedidos da oração do pai-nosso apresentado por Lucas são a síntese da missão de Jesus. O mestre da oração se dirige ao Pai, pedindo:

- Santificado seja o teu nome. O nome representa a própria pessoa. Santificar o nome de Deus é se comprometer com ele e com o projeto de seu Filho. Ser filho(a) de Deus leva a ter com ele uma relação de confiança e liberdade, como nos mostrou o próprio Jesus.

- Venha o teu reino. Desejar o reino de Deus é abrir-se para acolher o projeto de amor, solidariedade e justiça vivido por Jesus, o qual somos convidados a tornar sempre mais concreto em nossa realidade.

- Dá-nos o pão cotidiano. Este terceiro pedido é o coração do pai-nosso. Necessitamos do pão para viver, direito de todos. A nenhum cidadão deve faltar o alimento de cada dia. O pão simboliza as necessidades básicas da pessoa para viver com dignidade. O pão repartido, não acumulado, é o centro do projeto de Deus.

- Perdoa-nos os nossos pecados. O perdão de Deus é incondicional e constitui o modelo do nosso agir. Jesus nos revela o grande amor e a infinita misericórdia que Deus tem para cada ser humano. Da mesma forma, somos convidados a viver o amor e exercer a misericórdia para com os irmãos e irmãs.

- Não nos deixes cair em tentação. Jesus mostrou quais são as grandes tentações que nos impedem de viver seu projeto de vida, liberdade e justiça. No relato das tentações, Lucas nos revela as seduções do maligno, que nos afastam do caminho de Deus: a solução mágica da fome e dos problemas, a ganância da riqueza, a glória do prestígio.

Aí está a oração do pai-nosso, dispensando muitas palavras e pedindo o fundamental para a nossa vida de cristãos e filhos e filhas de Deus Pai.

paulus.com.br - Pe. Nilo Luza, ssp