Seguindo os Passos de Jesus

Próximo de ser levado para o céu, Jesus inicia a grande viagem para Jerusalém. Nessa caminhada, seus seguidores, aos poucos, vão compreendendo o que significa tomar a cruz, renunciar a si mesmos e optar por ele. Na ida a Jerusalém, Jesus encontra resistências e apresenta as condições aos que desejam segui-lo.

A hostilidade entre judeus e samaritanos era antiga. A região da Samaria era formada por diversos povos e culturas diferentes, e os judeus consideravam os samaritanos impuros por causa dessa diversidade étnica.

Mas Jesus não os despreza, porque ele veio para todos os povos e sabia acolher todos os que se aproximassem ou necessitassem dele.

Ao longo dessa jornada, Jesus apresenta, em três cenas, as condições a quem se propõe segui-lo. O Mestre é claro e não quer enganar ninguém, por isso dá a conhecer as exigências de forma decisiva.

Na primeira cena, alguém se oferece para segui-lo a qualquer lugar que fosse. Jesus adverte a pessoa de que nem sequer tem lugar para repousar a cabeça. O Mestre não oferece nem bem-estar nem futuro. Seguir Jesus não é buscar estabilidade econômica ou refúgio na religião.

Na segunda cena, Jesus convida para o seguimento, mas a pessoa pede antes um tempo para enterrar o pai. Trata-se de estabelecer prioridades: não há tempo a perder para quem se propõe seguir o Mestre. Nada nem ninguém deve atrasar nossa decisão de segui-lo. Não podemos nos refugiar num passado já “morto”.

Na terceira cena, outro se oferece para segui-lo, mas pede para se despedir dos seus. Jesus é decisivo, não é possível segui-lo olhando para trás. O Mestre nos desafia a olhar para a frente; ficando presos ao passado, podemos perder a chance de colaborar com o dinamismo do reino de Deus. O cristão não vive de saudosismo.

As propostas de Jesus aos seus discípulos-missionários exigem renúncia, despojamento e disponibilidade.

paulus.com.br - Pe. Nilo Luza, ssp