OS DESAFIOS DA IGREJA

Após promover a partilha do pão que saciou a multidão e tê-la despedido, Jesus se retira para a montanha para rezar, enquanto os discípulos entram na barca e navegam para a outra margem. Nessa travessia, o vento põe em risco a barca. Já de madrugada, Jesus aparece aos seus, caminhando sobre o mar. Os discípulos são incapazes de reconhecê-lo e se assustam, pensando ver um fantasma. Pedro tenta ir ao encontro do Mestre, quer se comparar a ele, mas logo sente o vento contrário e o mar agitado e se apavora, recebendo uma reprimenda de Jesus pela falta de fé.

Essa cena do evangelho mostra a situação de fraqueza e falta de fé das comunidades, que se sentem ameaçadas pelas ondas adversas no final do primeiro século. Deus, porém, não abandona as comunidades e lhes estende a mão para que tenham certeza da sua presença. Coragem, diz-lhes o Mestre, não tenham medo, sou eu.

A Igreja é convidada a fazer a travessia do mar e não ficar fechada em si mesma por medo de enfrentar as adversidades da caminhada. Na outra margem do lago há a necessidade da missão. A travessia é sempre perigosa e pode amedrontar, mas é necessária para enfrentar os novos desafios do século 21. Os medos são os piores inimigos do seguimento de Jesus.

As ondas contrárias ao projeto de Jesus são muitas e perigosas; a Igreja não pode se acomodar, fazendo de conta que não tem nada com isso. A ordem de Jesus é categórica: Entrem na barca e atravessem o mar. Hoje também estamos numa travessia difícil, rumo a uma nova maneira de ser
Igreja: “em saída”, como propõe o papa Francisco. Exige-se dela coragem e muita confian
ça para não afundar nas águas do mar.

Na reação dos discípulos (“é um fantasma”) será que se pode ver o juízo da sociedade atual a respeito da Igreja, um “fantasma encastelado”? Muitas vezes nos mostramos incapazes de sentir a mão estendida de Jesus que nos segura e dá confiança. O papa Francisco aponta-nos o caminho: sair para as periferias sociais e geográficas.

Pe. Nilo Luza, ssp