5ª-feira, 17 de Agosto, 19ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Js 3,7-10a.11.13-17

7 Javé disse a Josué: “Hoje mesmo começarei a exaltar-te diante de todo Israel, para saberem que, como estive com Moisés, estou contigo. 8 Aos sacerdotes que levam a Arca da Aliança, darás esta ordem: ‘Quando chegardes à beira das águas do Jordão, colocai-vos de pé dentro do Jordão’”. 9 Josué disse em seguida aos filhos de Israel: “Aproximai-vos e ouvi a palavra de Javé, vosso Deus”.

4ª-feira, 16 de Agosto, 19ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Dt 34,1-12

1 Subiu Moisés das estepes de Moab para o monte Nebo, até o cume do Fasga, em frente a Jericó. Javé lhe mostrou todo o país: Galaad até Dan, 2 todo o Neftali e a terra de Efraim e de Manassés, e toda a terra de Judá até o mar Ocidental, 3 o Negebe, o Distrito, o vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Segor. 4 Javé lhe disse: “Eis a terra acerca da qual jurei a Abraão, Isaac e Jacó assim: ‘Dála-ei à tua posteridade’. Fiz que a visses com os teus olhos. Mas nela não entrarás”.

3ª-feira, 15 de Agosto, 19ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Dt 31,1-8

1 Moisés falou estas palavras a todo Israel, 2 e disse-lhes: “Estou hoje com a idade de cento e vinte anos, já não poderei ir e vir; e Javé me disse: ‘Não passarás este Jordão’. 3 Javé, teu Deus, é quem passará à tua frente; Ele é quem aniquilará diante de ti estas nações, para que possas expulsá-las. Josué é quem há de passar à tua frente, como disse Javé. 4 Javé as tratará como tratou Seon e Og, reis dos amorreus, aos quais exterminou, ferindo também o seu país.

2ª-feira, 14 de Agosto, 19ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Dt 10,12-22

Moisés falou ao povo, dizendo: 12 E agora, Israel, que te pede Javé, teu Deus, senão que temas a Javé, teu Deus, sigas por todos os seus caminhos amando a Javé, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, 13 observando os mandamentos de Javé e as suas leis, que hoje te ordeno, para que sejas feliz? 14 Vê: a Javé, teu Deus, pertencem os céus, os céus dos céus, a terra e tudo quanto ela contém! 15 E Javé somente se apegou a teus pais por amor para com eles, e depois deles a vós, sua posteridade, que ele escolheu dentre todos os povos, como é hoje. 16 Circundai, pois, o vosso coração e não endureçais a vossa cerviz.

Domingo, 13 de Agosto, 19º Domingo Comum

Primeira Leitura: 1Rs 19,9a.11-13a

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, o profeta Elias 9a entrou na gruta, e aí passou a noite. 11 Disse-lhe Javé: “Sai e fica no monte, diante de Javé!”. E eis que Javé passou. Antes de Javé veio um vento impetuoso e forte, que derrubava os montes e fendia os rochedos; Javé, porém, não estava no vento. Após o vento, veio um terremoto. Não era no terremoto que estava Javé.