Inscrição Escola da Fé 2024

4ª-Feira, 29 de Novembro - 34ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Dn 5,1-6.13-14.16-17.23-28

Naqueles dias: 1 O rei Baltasar deu um grandioso banquete em honra de seus magnatas, em número de mil, e diante deles bebeu vinho. 2 Sob o efeito do vinho, mandou que lhe trouxessem os vasos de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tinha retirado do Templo de Jerusalém, para que ele, seus grandes, suas mulheres e concubinas neles bebes-sem. 3 Foram trazidos os preciosos vasos que tinham sido tirados do Templo de Jerusalém, e neles beberam o rei, os seus grandes, as suas mulheres e concubinas. 4 Beberam vinho, e glorificaram seus deuses de ouro, bronze, prata, ferro, madeira e pedra. 5 Na mesma hora, apareceram uns dedos de mão humana, que escreviam, defronte ao candelabro, no reboco da parede do palácio real. E o rei via os dedos da mão que escrevia. 6 As feições do rei mudaram e seus pensamentos perturbaram-no; as articulações de seus quadris se relaxaram e os seus joelhos batiam um no outro.  13 Daniel, pois, foi apresentado diante do rei, que tomou a palavra e disse a Daniel: “És tu, Daniel, um dos deportados de Judá que o rei, meu pai, trouxe de Judá? 14 Ouvi dizer que o espírito dos deuses está em ti e que tens, em grau superior, ciência, inteligência e sabedoria.16 Ouvi dizer que podes interpretar coisas obscuras e solucionar dificuldades. Se podes ler esta escritura e dar-me sua interpretação, serás vestido de púrpura, trarás um colar de ouro sobre o pescoço e ocuparás o posto de terceiro no meu reino”. 17 Daniel tomou a palavra e disse ante o rei: “Fica com os teus presentes e tuas regalias. Dá-os a outrem. Eu, todavia, te lerei, ó rei, esta escrita, e te darei a sua significação. 23 Antes, foste contra o Senhor do Céu: fizeste vir à tua presença os vasos de seu Templo, bebeste vinho neles com os teus grandes, tuas mulheres e tuas concubinas, em honra dos teus deuses de prata, de ouro, bronze, ferro e pedra que não veem nem ouvem e nada entendem. Não deste glória ao Deus que tem na mão o teu espírito e os teus caminhos. 24 Por isso, ele mandou a palma daquela mão que traçou o que está escrito. 25 Esta é a escrita que está traçada: Mené, Mené, Tequel e Parsin. 26 Eis a interpretação destas palavras: Mené: Deus contou os dias de teu reinado e pôs-lhe termo; 27 Tequel: foste pesado na balança e achado falto de peso; 28 Parsin: teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas”

Salmo: Dn 3,62. 63. 64. 65. 66. 67 (R. 59b)

R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos!

62 Sol e lua, bendizei ao Senhor.63 Estrelas do céu, bendizei ao Senhor.64 Chuva e orvalho, bendizei ao Senhor.65 Ventos, bendizei ao Senhor.66 Fogo e brasa, bendizei ao Senhor.67 Frio e calor, bendizei ao Senhor.

Evangelho: Lc 21,12-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12 Mas, antes de tudo isto, vos perseguirão, vos prenderão, vos entregarão às sinagogas e às prisões, vos arrastarão à presença dos reis e governadores por causa do meu nome, 13 e isto vos servirá de ocasião para dardes testemunho. 14 Gravai bem no espírito que não deveis preparar antes a vossa defesa; 15 porque eu mesmo vos darei uma linguagem e uma sabedoria, a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. 16 Sereis entregues até por vossos pais, por vossos irmãos, vossos parentes e amigos; e eles matarão muitos dentre vós; 17 sereis odiados por todos por causa de meu nome. 18 Mas nem um só cabelo de vossa cabeça se perderá. 19 Com a vossa perseverança é que salvareis vossas vidas.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Versículo do Dia

+ Rua São João, 1363, Lagoa Seca, Natal/RN.

+ Tel.: (84) 3615-2871

+ pascom@paroquiasaojoaonatal.org.br