Primeira Leitura: 1Sm 16,1-13
1 Disse Javé a Samuel: “Até quando ficarás chorando por causa de Saul, quando eu o rejeitei do governo de Israel? Enche de óleo o teu frasco de chifre, e vai! Eu te enviarei a Jessé, de Belém, pois escolhi um rei entre os seus filhos”. 2 Objetou Samuel: “Como hei de ir? Se Saul souber, me matará”. Disse Javé: “Leva contigo uma novilha, e dize: ‘Foi para sacrificar a Javé que eu vim!’. 3 Tu convidarás Jessé para o sacrifício, e então eu te indicarei o que haverás de fazer, e ungirás para mim aquele que eu mandar”. 4 Fez Samuel conforme Javé lhe mandara. Ao chegar em Belém, os anciãos da cidade vieram, tremendo, ao seu encontro e indagaram: “Será bom sinal a tua vinda?”. 5 “Sim”, respondeu ele. “Vim para sacrificar a Javé. Purificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício.” Ele mesmo purificou Jessé e seus filhos, e chamou-os para o sacrifício. 6 Logo que entraram, Samuel avistou Eliab, e pensou: “Certamente o ungido de Javé está diante dele!”. 7 Porém, Javé disse a Samuel: “Não te impressiones com sua aparência nem com sua estatura, pois este eu excluí. Não é como os homens veem que Deus vê, pois o homem vê a aparência; Javé, porém, vê o coração!”. 8 Então Jessé chamou Abinadad, e fê-lo passar diante de Samuel, que declarou: “Não é este também o que Javé escolheu”. 9 Jessé fez Sama comparecer, mas Samuel disse: “Não é este também o que Javé escolheu”. 10 Jesse apresentou, assim, seus sete filhos, mas Samuel declarou: “Javé não escolheu nenhum deles”. 11 Samuel perguntou a Jessé: “Acabaram-se os teus filhos?”. Ele respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está vigiando as ovelhas”. Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa antes que ele tenha chegado”. 12 Jessé mandou buscá-lo. Ele era bem corado, de belos olhos e formosa aparência. Então Javé ordenou: “Anda, dá-lhe a unção: é ele!”. 13 Samuel tomou o chifre de óleo e ungiu-o no meio dos seus irmãos. E daquele dia em diante o espírito de Javé se apoderou de Davi. Quanto a Samuel, ele viajou, e foi para Ramá.
Salmo: Sl 88(89),20.21-22.27-28 (R/. 21a)
R. Eu encontrei Davi, meu servidor.
20 Por meio de visões falaste outrora, aos teus santos então comunicaste: “Na fronte de um herói pus a coroa, exaltei um eleito do meu povo:
21 eu encontrei Davi, meu servidor, ungi-o com o meu óleo consagrado; 22 para que minha mão fosse com ele, e sempre fosse forte por meu braço.
27 A mim ele dirá: ‘Tu és meu Pai, meu Deus e meu rochedo salvador!’. 28 Eu o farei então meu primogênito, o mais excelso sobre os reis da terra.
Evangelho: Mc 2,23-28
23 Num sábado Jesus caminhava entre as lavouras, e os seus discípulos, enquanto andavam, iam colhendo espigas. 24 Então, os fariseus lhe diziam: “Reparas bem o que estão fazendo em dia de sábado? Não é permitido”. 25 Ele lhes respondeu: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros se viram em necessidade por causa da fome? 26 Como entrou na casa de Deus, no tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu os pães da oferta, que só os sacerdotes podiam comer, e até os deu aos companheiros?”. 27 E lhes disse ainda mais: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28 Por isso o Filho do homem é senhor também do sábado”.