Evangelho: Mt 16,13-23
13 Tendo chegado à região de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou aos discípulos: “Quem dizem por aí as pessoas que é o Filho do homem?”. 14 Responderam: “Umas dizem que é João Batista; outras, que é Elias; outras, enfim, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15 Então lhes perguntou: “E vós mesmos, quem dizeis que eu sou?”. 16 Simão Pedro interveio e respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. 17 Jesus retomou a palavra e declarou: “És feliz, Simão Barjona, pois não foram a carne e o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus! 18 Pois, também eu te digo: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças diabólicas não poderão vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus. Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. 20 Ordenou, então, aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.21 A partir desse momento, Jesus começou a revelar a seus discípulos que era necessário ir a Jerusalém, padecer muito da parte das autoridades judias, dos sacerdotes chefes e dos mestres da lei, ser condenado à morte, mas, ao terceiro dia, ressuscitar. 22 Pedro, chamando-o à parte, começou a admoestá-lo, dizendo: “Deus te livre disso, Senhor! Isso não te poderá acontecer de modo algum!”. 23 Mas ele voltou-se para Pedro e disse: “Sai da minha frente, Satanás! Estás pondo obstáculo no meu caminho, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas dos homens!”.
Primeira Leitura: Jr 31,31-34
31 Eis que dias virão — oráculo de Javé — quando concluirei com a Casa de Israel e de Judá uma nova aliança: 32 não à guisa da aliança que concluí com os seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar do Egito, aliança minha que eles violaram, embora eu fosse seu Senhor — oráculo de Javé. 33 Mas esta será a aliança que concluirei com a Casa de Israel depois desses dias, oráculo de Javé, eu imprimirei minha Lei dentro deles, e no seu coração a escreverei; então, eu serei seu Deus e eles serão meu povo. 34 E já não deverão estimular-se uns aos outros, nestes termos: “Reconhecei a Javé”, pois todos, desde o menor ao maior, me reconhecerão — oráculo de Javé —, pois perdoarei sua culpa e do seu pecado já não me lembrarei.
Salmo: Sl 50(51),12-13.14-15.18-19 (R/. 12a)
R. Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!
12 Um coração sem mancha cria em mim, renova em mim o espírito de força. 13 Não me afastes, ó Deus, da tua face, teu espírito santo não me tires!
14 Alegre-me de novo o teu auxílio, inspira-me uma pronta obediência. 15 Ensinarei aos maus os teus caminhos, e voltarão a ti os pecadores.
18 Não te agradam, Senhor, os sacrifícios; meu holocausto tu rejeitarias. 19 Uma alma abatida eu te ofereço: um coração contrito não desprezas!