Evangelho: Mt 23,13-22
Naquele tempo, disse Jesus: 13 Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! Fechais o reino dos céus aos homens! Porque vós mesmos não entrais, nem deixais entrar aqueles que quereriam! [14] 15 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis o mar e a terra para conseguir um só adepto! Quando ele está conquistado, vós o fazeis duas vezes mais merecedor da geena do que vós!16 Ai de vós, guias cegos! Dizeis: ‘Se alguém jurar pelo Templo, isso nada vale. Mas, se jurar pelo tesouro do Templo, estará obrigado a cumprir o juramento!’ 17 Insensatos e cegos! Que é mais importante: o ouro, ou o Templo que torna sagrado esse ouro? 18 E dizeis também: ‘Se alguém jurar pelo altar, isso nada vale. Mas se jurar pela oferenda que está sobre o altar, ficará obrigado a cumprir o juramento’. 19 Cegos! Que é mais importante: a oferenda, ou o altar que torna sagrada a oferenda? 20 Assim, quem jura pelo altar jura ao mesmo tempo por tudo o que está sobre ele. 21 Quem jura pelo Templo jura ao mesmo tempo por ele e por aquele que ali habita. 22 E quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que ali está assentado.
Primeira Leitura:2Ts 1,1-5.11b-12
1 Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, que está com Deus nosso Pai e com o Senhor Jesus Cristo. 2 Graça e paz a vós da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3 Sempre devemos dar graças a Deus por vossa causa, irmãos. Isto é justo, porque a vossa fé cresce sempre mais e o amor fraterno de todos vós cresce continuamente. 4 É por isso que nos orgulhamos de vós nas Igrejas de Deus, por causa da vossa perseverança e fé em meio às perseguições e sofrimentos que suportais.5 O justo juízo de Deus se manifesta assim, para que sejais considerados dignos do Reino de Deus, pelo qual sofreis. 11b Que o nosso Deus vos faça dignos de vossa vocação e realize, de fato, vossas boas intenções e a obra de vossa fé. 12 Assim, o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vós e nele, segundo a graça do nosso Deus e Senhor Jesus Cristo.
Salmo: Sl 95(96),1-2a.2b-3.4-5 (R/. 3)
R. Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações!
1 Entoai ao Senhor um canto novo; sim, cantai ao Senhor, ó terra inteira! 2a Celebrai o Senhor, louvai seu nome2b proclamai cada dia: “Ele nos salva!”. 3 Mostrai entre as nações a sua glória, entre todos os povos seus prodígios.
4 Grande é o Senhor, merece toda honra; mais que todos os deuses é terrível. 5 Pois nada são os deuses das nações, mas o Senhor, quem fez o céu foi ele!