Domingo, 07 de Maio, 4º Domingo da Páscoa

Primeira Leitura: At 2,14a.36-41

No dia de Pentecostes,14 Então Pedro, de pé e cercado pelos Onze, em voz bem alta lhes falou:36 Por isso toda a casa de Israel deve saber com certeza que Deus entronizou como Senhor e Cristo este Jesus que vós crucificastes”. 37 A estas palavras, sentiram o coração despedaçado e disseram a Pedro e aos demais apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?”.

38 Pedro lhes respondeu: “Convertei vos e cada um peça o batismo em nome de Jesus Cristo, para conseguir perdão dos pecados. Assim, recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Pois a promessa foi feita para vós e vossos filhos, assim como para todos aqueles — tão numerosos — que se acham longe de vós, que Deus irá chamar”. 40 E ainda com muitas outras palavras insistia com eles e os aconselhava dizendo: “Salvai-vos dessa geração perdida”. 41 Ora, os que acolheram sua palavra receberam o batismo; e naquele dia aderiram mais ou menos três mil pessoas.

Salmo: Sl 22,1-3a.3b-4.5.6 (R.1)

R. O Senhor é o meu pastor: não me falta coisa alguma.

1 O Senhor é o meu pastor: não me falta coisa alguma! 2 Em campinas verdejantes me coloca a repousar. 3a Me conduz às águas frescas

3b e alma nova ele me dá! Faz que eu siga o bom caminho pela honra do seu nome. 4 Se atravesso o vale escuro, nada temo: estás comigo! Teu bordão e teu cajado, ao meu lado, me dão força.5 Pões a mesa à minha frente, bem defronte do inimigo; de óleo unges-me a cabeça, e o meu cálice transborda.6 Só felicidade e graça toda a vida hão de seguir-me; minha casa é a do Senhor pelo resto dos meus dias!

Segunda Leitura:1Pd 2,20b-25

Caríssimos: 20b Contrariamente, se fazeis o bem e sois maltratados, suportai resignados: isto vos tornará agradáveis a Deus. 21 Efetivamente, para isso fostes chamados. Também Cristo padeceu por nós. E deixou-vos o exemplo, para que lhe sigais as pegadas. 22 Ele, que não cometeu pecado e em cujos lábios não se encontrou fraude, 23 sendo ultrajado não respondia com ultrajes. Sendo atormentado, em lugar de ameaças, confiava sua causa àquele que julga com justiça. 24 Ele carregou pessoalmente, em seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro a fim de que, mortos para o pecado, vivêssemos para a justiça, porquanto por suas chagas é que fostes curados. 25 Andáveis desgarrados como ovelhas. Agora, porém, retornastes ao pastor e vigia de vossas almas.

Evangelho: Jo 10,1-10

1“Eu vos afirmo e esta é a verdade: quem não entra pelo portão no redil das ovelhas, mas pula o cercado, é um assaltante e ladrão. 2 Pelo contrário, quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A ele o vigia permite a entrada, e as ovelhas reconhecem sua voz. Ele chama a cada uma das suas próprias ovelhas pelo nome e as leva para fora. 4 E, depois de tirar todas as ovelhas que lhe pertencem, caminha diante delas e elas o seguem, porque reconhecem a sua voz. 5 Mas elas não seguirão, de jeito nenhum, a um estranho. Pelo contrário, fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos”. 6 Jesus lhes apresentou esta parábola. Mas eles não compreenderam o significado do que dizia. 7 Por isso ele lhes explicou: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos os outros que vieram antes de mim foram ladrões e assaltantes; mas as ovelhas não lhes deram ouvidos. 9 Eu sou a porta. Quem por mim entrar será salvo e poderá entrar e sair e achará pastagens. 10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que os homens tenham a vida e a tenham em abundância.