Domingo, 14 de Maio, 5º Domingo da Páscoa

Primeira Leitura: At 6,1-7

1 Naquela época, o número dos discípulos aumentava e os que falavam grego começaram a se queixar contra os que falavam hebraico, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de auxílios. 2 Por isso, os Doze convocaram a assembleia de todos os discípulos e disseram: “Não está certo deixarmos a pregação da palavra de Deus pelo serviço das mesas. 3 Por isso, irmãos, deveis escolher dentre vós sete homens bem conceituados, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa função. 4 Quanto a nós, continuaremos a nos dedicar todo o tempo à oração e ao serviço da Palavra”.

5 A proposta agradou a toda a assembleia. Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, um convertido de Antioquia. 6 E foram apresentados aos apóstolos, que rezaram e impuseram as mãos sobre eles. 7 A palavra de Deus se difundia e o número dos discípulos aumentava consideravelmente em Jerusalém. Era grande também o número de sacerdotes que abraçaram a fé cristã.

Salmo: Sl 32,1-2.4-5.18-19 (R.22)

R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

1 Aclamai o Senhor, vós que sois justos: devem louvar a Deus os homens retos! 2 Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o.

4 Pois é reta a palavra do Senhor, e tudo o que ele fez é verdadeiro. 5 Ele ama a justiça e a retidão, da graça do Senhor enche-se a terra.

18 Porém olha o Senhor pelos que o temem, aqueles que confiam em seu amor,

19 para livrar da morte as suas almas e fazê-los viver quando houver fome!

Segunda Leitura: 1Pd 2,4-9

4 Incorporai-vos a ele que é pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. 5 Também vós sois como pedras vivas. Sois erigidos em templo espiritual para um sacerdócio santo, a fim de oferecer vítimas espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 6 Ora, está na Escritura: Eis que lanço em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa: quem nela crer não será confundido. 7 Para vós, que tendes crido, cabe esta honra. Mas para os incrédulos, a pedra que os construtores repeliram tornou-se a pedra angular, 8 e pedra de tropeço e rocha de escândalo. Por não prestarem fé à Palavra, tropeçaram. De resto, a isso foram destinados. 9 Vós, porém, constituís uma geração escolhida, um sacerdócio régio, uma gente santa, um povo conquistado, a fim de proclamar as grandezas daquele que das trevas vos chamou para a sua luz admirável.

Evangelho: Jo 14,1-12

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1 Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. 2 Há muitos lugares na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu vos teria dito, porque vou preparar um lugar para vós. 3 E depois que eu me for e vos tiver preparado o lugar, virei outra vez e vos levarei comigo. Assim, onde eu estiver, vós estareis também 4 Sabeis o caminho do lugar aonde vou”. 5 Tomé lhe disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como poderíamos, então, conhecer o caminho?”. 6 Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim; 7 se conhecêsseis a mim, conheceríeis também a meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto”. 8 Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai é isto nos basta!”. 9 Jesus respondeu: “Filipe, há tanto tempo que convivo convosco e ainda não me conheces? Quem me vê, vê também o Pai. Como podes dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? 10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não vêm de mim. Quem realiza estas obras é o Pai, que permanece em mim. 11 Crede-me: eu estou no Pai e o Pai em mim. Senão, crede ao menos em razão das obras. 12 Eu vos afirmo e esta é a verdade: quem crê em mim fará as obras que eu faço. E fará até maiores, porque vou ao Pai.