Sábado, 23 de Setembro, 24ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Tm 6,13-16

Caríssimo: 13 Eu te peço diante de Deus, que dá vida a todas as coisas, e diante de Cristo Jesus, que deu seu claro testemunho diante de Pôncio Pilatos, 14 que guardes o mandamento intacto e perfeito até o dia em que o Senhor Jesus Cristo voltar. 15 Ele será apresentado, em seu devido tempo, pelo Senhor bendito e único, Rei dos reis e Senhor dos senhores.16 Só ele é imortal e vive na luz inacessível. Ninguém o viu, nem pode vê-lo. A ele, honra e poder para sempre! Amém!

Salmo: Sl 99 (100),2. 3. 4. 5 (R. 2c)

R. Vinde ao Senhor com cantos de alegria!

2 Rendei culto ao Senhor com grande júbilo, vinde a ele com cantos de alegria!

3 Sabei-o todos: é o Senhor que é Deus, foi ele que nos fez e somos dele, somos seu povo, ovelhas do seu campo.

4 Transponde seus portais rendendo graças, seus átrios penetrai cantando hinos, seu nome bendizei, dando-lhe glória!

5 Bom é o Senhor, e o seu amor eterno, fiel de geração em geração.

Evangelho: Lc 8,4-15

Naquele tempo: 4 Como estava se ajuntando muita gente que o procurava de todas as cidades, Jesus contou esta parábola: 5 “O semeador foi semear sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho e foi pisada ou as aves do céu a comeram. 6 Outra caiu em lugar de muita pedra e, depois de brotar, secou por falta de umidade. 7 Outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram com ela e a sufocaram. 8 Finalmente, outra caiu em terra boa, cresceu e produziu cem grãos por cada semente”. E dizendo isto, exclamou em voz mais alta: “Quem tem ouvidos para ouvir, que entenda!”. 9 Seus discípulos lhe perguntaram o que significava aquela parábola. 10 Ele respondeu: “A vós é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus; aos outros homens, só em parábolas, para que vendo, não enxerguem; ouvindo, não compreendam. 11 O sentido da parábola é este: a semente é a palavra de Deus.12 A parte que caiu à beira do caminho são os que ouviram; depois, vem o diabo e lhes tira a palavra dos corações, para que não creiam nem se salvem. 13 A que caiu sobre a pedra são os que ouvem e acolhem a palavra com alegria, mas não deixam criar raiz: creem por algum tempo, mas, na hora da tentação, voltam atrás.14 A que caiu entre os espinhos são os que escutam, mas, com o passar do tempo, os cuidados, as riquezas e as delícias da vida os sufocam, e não chegam a amadurecer. 15 Enfim, a que caiu em terra boa são os que escutam a palavra com coração nobre e generoso, guardam-na e produzem fruto à custa de sua perseverança.