18.JUN - São Calógero (+486)

Eremita (+486)

O santo – popular na Sicília, sobretudo em Agrigento, cidade da qual é padroeiro – é de origem grega, como sugere o nome, que quer dizer belo velho. Peregrino de Constantinopla a Roma, recebeu o hábito monacal das mãos do papa e a missão de evangelizar a ilha de Lipari. Daí atingiu depois Agrigento, passando por Caltagirone, Licata e prosseguindo depois por Sciacca, na localidade de Gemmarino – zona deserta, que julgou adequada para viver como eremita, onde se ergue seu mais renomado santuário. Essas são as informações, depuradas dos inevitáveis embelezamentos da lenda, a qual é rica em particulares e variantes.

O padroeiro de Agrigento, conforme as tradições locais, não seria o único santo venerado com esse nome na Sicília. Licata, Sciacca e Naro têm seu são Calógero. Mas, a propósito do santo de Naro, os devotos de Agrigento são impiedosos quando afirmam que “san Caloiru di Girgenti, li grazii li fa pri niente”, enquanto “san Caloiru di Naru, li fa sempre pri dinaru”. Em suma, seria um santo pouco generoso, pois que as graças só as concede por dinheiro!

À parte esta versão bairrista, descobriu-se recentemente um testemunho antigo do culto de um único são Calógero, numa ode escrita por um monge do século IX, na qual se fala de um idoso eremita dotado de excepcionais poderes taumatúrgicos que viveu por muitos anos em um casebre.

Retirado do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas Editora.
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Versículo do Dia

Informações


+ Rua São João, 1363, Lagoa Seca, Natal/RN.

+ Tel.: (84) 3615-2871

+ pascom@paroquiasaojoaonatal.org.br

+ Pároco: Pe. Marcelo C. Cruz

+ Secretaria: 08h às 11h | 13h30 às 17h30

Link's Úteis

Arquidiocese de Natal CNBB Vaticano
 Biblia Catolica Radios Net  Radio Sao Joao